História
Na década de 60, na localidade de Ferreiras é criado o Centro de Recreio Popular de Ferreiras (C.R.P.F) que vem corporizar ou melhor estruturar o movimento associativo na área do desporto, que até então tinha vivido do agrupamento de jovens em equipas populares e que de vez em quando realizavam os seus jogos de futebol com as equipas das localidades vizinhas. Esta associação tinha como principal objetivo proporcionar momentos de lazer e o convívio entre a população de Ferreiras e a pratica desportiva organizada para o que se filiou na então FNAT, tendo aderido inicialmente a pratica do Futebol e do atletismo, mais tarde ao basquetebol e ainda o Andebol e ténis de mesa, modalidades praticadas no âmbito das competições organizadas pela referida FNAT, que após a revolução de Abril de 1974 passou a designar-se INATEL. No final da década de 70 devido a diversos fatores nomeadamente a emigração de alguns dos atletas a atividade decresceu significativamente e no princípio dos anos 80 devido a essa "desertificação", o então denominado Centro Popular de Trabalhadores de Ferreiras não encontrou outra solução senão o seu encerramento.
Passados alguns anos com o regresso de parte dos "emigrantes", a quase totalidade do grupo de atletas e delegados da antiga instituição (C.P.T.F), decidiram fundar um novo clube com o objetivo de, proporcionar à população desta localidade o que elas tanto desejavam que era a possibilidade de terem uma prática desportiva, recreativa e cultural.
Devido ao grande esforço deste grupo, em 01 de Dezembro de 1983, é fundado o Futebol Clube de Ferreiras, para enorme satisfação dos praticantes e população, pois finalmente tinha sido concretizado um dos seus grandes sonhos. A legalização desta nova associação foi feita em 8 de Março de 1984, procedendo-se à outorga da escritura pública de constituição do F.C.F no cartório notarial de Albufeira, onde compareceram como outorgantes:
A primeira sede oficial do Futebol Clube de Ferreiras surgiu em 1985, graças à generosidade do Sr. José "Cabanita", que cedeu uma casa no centro de Ferreiras para acolher o clube. Apesar das condições precárias do espaço, o entusiasmo e a determinação dos fundadores foram mais fortes, levando à sua recuperação e adaptação para dar início a uma nova fase na história do clube.
O Primeiro Passo no Futebol Federado
A ambição do FCF levou à sua filiação na Associação de Futebol do Algarve na época desportiva 1984/85, recebendo o número 77, e posteriormente, o número 2506 na Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Nessa mesma temporada, o clube estreou-se oficialmente no Campeonato Distrital da 2ª Divisão, marcando o início de uma jornada competitiva que viria a consolidar a presença do clube no futebol regional.
Sem um campo próprio, o clube contou com o apoio do Imortal Desportivo Clube (IDC), que, com grande disponibilidade, cedeu o seu recinto na Quinta da Palmeira, em Albufeira, para os treinos e jogos oficiais. Esta parceria foi fundamental para o crescimento do clube nos primeiros anos de competição.
Desde então, o Futebol Clube de Ferreiras tem vindo a crescer, superando desafios e conquistando um lugar de destaque no panorama desportivo do Algarve. Com uma visão de futuro, continuamos a trabalhar para oferecer as melhores condições aos nossos atletas e a representar a nossa comunidade com orgulho.
Junta-te a nós e faz parte desta jornada!